terça-feira, 18 de outubro de 2011

CURTAS SOBRE O MENSAGEM AOS ANGOLANOS SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO

CAMINHOS DE FERRO E PORTO DO LOBITO CONCLUÍDOS EM DOIS ANOS


Obras no Porto do Lobito terminam em dois anos
Obras no Porto do Lobito terminam em dois anos

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse hoje, em Luanda, que a conclusão de todos os caminhos-de-ferro e do Porto do Lobito estão previstos para os dois próximos anos.

De acordo com o chefe do executivo que falava sobre o estado da nação na Assembleia Nacional, a conclusão destas infra-estruturas vão ajudar a ultrapassar algumas fragilidades do sector e articular e integrar os sistemas de transporte, concretamente os portos com as vias-férreas, os aeroportos com as estradas e as auto-estradas, e todos eles com as infra-estruturas logísticas.

Por outro lado, salientou a reabilitação e construção de seis mil e 500 quilómetros de estradas, dos 25 mil quilómetros de malha existente no país, o erguimento de centenas de pontes, relançamento dos caminhos-de-ferro, recuperação dos aeroportos e o incremento do comércio e da logística.

Esta acção foi desenvolvida no âmbito do Programa de Recuperação das Estruturas Rodoviárias Destruídas durante o conflito armado.

O Programa de Reabilitação de Estradas de Angola foi elaborado em 2004 pelo Governo com objectivo de recuperar a rede fundamental pavimentada, acrescentado-se a construção de novos itinerários complementares.

CAPITAIS PROVINCIAIS E SEDES MUNICIPAIS BENEFICIAM DE NOVAS HABITAÇÕES


Angop
Casas sociais em Icolo e Bengo
Casas sociais em Icolo e Bengo

Luanda - Trezentos e 50 mil 91 fogos de diferentes tipologias, dos quais 210 mil 24 da responsabilidade do Estado estão a ser erguidos em todas as capitais de províncias e em 127 sedes municipais no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.
Esta informação foi avançada hoje, terça-feira, em Luanda pelo Chefe do Executivo angolano, José Eduardo dos Santos, quando discursava na Assembleia Nacional na abertura do IV ano legislativo na 2ª legislatura, adiantando que as primeiras casas começam a ser entregues em 2012.
Segundo o Presidente, este projecto está a ser levado a cabo pelo Estado, sector privado e as cooperativas para uma população estimada em dois milhões, cem mil e 546 habitantes.
Referiu que em algumas províncias se verificam alguns atrasos nas obras devido a situações inerentes à logística, mas que serão ultrapassados.
Acrescentou que a estruturação e evolução do sistema urbano e do parque habitacional nacional continuam a desenvolver-se de modo gradual, assegurando m ambiente estruturante do desenvolvimento do país e de reforço das suas condições de afirmação e coesão territorial.
Desta forma, o Programa Nacional de Habitação entrou numa fase intensa de realizações, com ênfase para a construção de novas cidades e centralidades e para os projectos de requalificação de largos aglomerados populacionais, que visam satisfazer as necessidades no domínio da habitação social e de média renda.

Sem comentários:

Enviar um comentário