segunda-feira, 12 de março de 2012

JORNALISTA MÁRIO CRESPO AFASTADO DO "EXPRESSO"




TEM NO SEU ACTIVO ALGO AINDA MAIS GRAVE: SERVE-SE DA SUA FUNÇÃO DE JORNALISTA DA SIC NOTÍCIAS PARA DESENVOLVER ACTIVIDADES POLÍTICAS CONTRA ANGOLA.


As crónicas de Mário Crespo deixam de ser publicadas no “Expresso”, na sequência de uma decisão da direcção do semanário português de prescindir da colaboração do jornalista como colunista.
O desaguisado surgiu devido ao conteúdo de um texto de opinião de Mário Crespo publicado na edição de sábado do “Expresso”, em que classifica como “deplorável” o procedimento do jornal em relação a uma resposta de Luís Marinho, director-geral da RTP, a um texto de Miguel de Sousa Tavares onde era visado.
Numa Nota de Direcção, com 18 pontos e assinada por todos os seus seis directores, o “Expresso” considera que o jornalista da SIC Notícias comete “erros e falsidades” na acusação ao jornal.
Lê-se na nota que, após a equipa directiva do jornal ter alertado o autor para esta situação, ele “decidiu manter o texto”. Por isso, a direcção do jornal “decidiu publicar a crónica, mas dar por finda a colaboração que mantinha” com o autor.
No seu texto, Mário Crespo escreve, ainda, que Luís Marinho foi alvo de “uma estranha acusação feita com grande destaque”, e que a sua resposta foi “remetida para uma remota secção de Cartas do Leitor onde recebeu um palavroso contra-ataque”. Para o jornal português, a atitude de Mário Crespo “revela má-fé e configura uma deslealdade surpreendente”.
O jornal “Público” contactou Mário Crespo que, quando soube da reacção do “Expresso” à sua crónica, limitou-se a dizer: “fiquei surpreendido. Fiquei muito surpreendido com o teor do comunicado”. Mário Crespo já antes tinha sido dispensado de cronista do “Jornal de Notícias”, do Porto, por comportamento que atropela a ética profissional. Nesse aspecto tem no seu activo algo ainda mais grave: serve-se da sua função de jornalista da SIC-Notícias para desenvolver actividades políticas contra Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário